Esterilização com Responsabilidade

ESTERILIZAÇÃO COM RESPONSABILIDADE

 

Todos sabemos que a esterilização é fundamental para todos processos que envolvem instrumentais cirúrgicos, odontológicos, para podologia e para estética, como alicate e espátula para manicures.

Mas quais cuidados temos que tomar para garantir a eficácia no processo de esterilização?

Vamos listar abaixo alguns pontos fundamentais que não podem faltar na esterilização dos materiais. 

 

QUAL O EQUIPAMENTO ADEQUADO PARA ESTERILIZAR MEUS MATERIAIS?

 

O único equipamento adequado para esterilização de materiais é a Autoclave. É importante sempre salientar que a ANVISA proibe o uso de estufas para fins de esterilização. 

O método de esterilização com calor úmido, dentre outros métodos, é o mais eficaz quando se quer esterilizar materiais como instrumentais cirúrgicos, odontológicso, para podologia e para estética, como alicate e espátula para manicures.

 

QUAL TIPO DE ÁGUA DEVO USAR NA AUTOCLAVE?

 

Para autoclaves que utilizam o método de esterilização a vapor, é imprescindível a utilização de água destilada. A utilização de outras qualidades de água pode, além de danificar sa autoclave, entupindo tubulações e válvulas, danificar os instrumentais que serão esterilizados. 

É possível encontrar anúncios dizendo que existem autoclaves que permitem utilização de água filtrada, porém são afirmações falsas e não possuem comprovação científica, portando nunca utilize nenhum tipo de água além de destilada em sua autoclave. 

Importante salientar também que a água destilada é barata e não impacta nos custos de esterilização, então utilizar outro tipo de água na autoclave não é considerada uma economia.

 

COMO SABER SE MEU MATERIAL REALMENTE ESTÁ ESTERILIZADO?

 

Existem diversos métodos de monitoramento para autoclaves, como testes químicos e biológicos. Dentre os indicadores químicos, existem diversas classes para monitorações. 

O próprio envelope para esterilização contém um integrador que muda de cor, de claro para escuro, quando o mesmo passou pela autoclave e chegou na temperatura ideal. Mas isso garante que o material está esterilizado? A resposta é NÃO!

A única forma eficaz de garantir que o material está esterilizado é através dos testes biológicos, utilizando as ampolas de teste e ampolas de controle. Após o período determinado na incubadora, o resultado apresentado determinará se o material foi ou não esterilizado. 

 

A CADA QUANTO TEMPO DEVO FAZER OS TESTES BIOLÓGICOS?

 

Não há uma determinação nacional sobre a periodicidade dos testes biológicos em sua autoclave. Esse prazo é definido pela vigilância sanitária local.

A maioria dos municípios requerem testes semanais, mas é sempre importante consultar a vigilância sanitária do seu município para saber qual é a exigência. 

Importante também fazer o registro das monitorações para momentos de fiscalização. 

 

 

Tem dúvidas sobre autoclaves e processos de esterilização?  Chame nossa equipe no whatsapp que ficaremos felizes em tirar suas dúvidas. 

 

Whatsapp: (41) 3152-1885 | (41) 99151 -1885

 

 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Digital Hospitalar - CNPJ: 37.318.589/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade